segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Top 10 dos insetos mais mortais do mundo

1. Mosquito Anopheles

Os mosquitos são irritantes e terríveis, porque se alimentam de sangue, e podem levar uma pessoa à loucura só pelo seu zumbindo. Seus ovos crescem nas áreas de água estagnada e milhões podem eclodir de um só ponto. Mas, o pior aspecto do mosquito é que ele é portador de doenças transmissíveis pelo sangue, especificamente: Malária. Na ordem de centenas de milhões de casos por ano, a malária é responsável por mais mortes do que todos os outros insetos combinados.

2. Pulgas

Não são apenas as suas picadas que são chatas, as pulgas são diretamente responsáveis pela disseminação da peste bubônica do rato para o homem. Alimentando-se do sangue de vertebrados de sangue quente, as pulgas podem infestar um animal rapidamente. Se picado, a ferida cria uma pústula e pode causar reações alérgicas. Mas, graças à disseminação da peste bubônica que já matou milhões de pessoas no passado, a pulga pode ser uma praga terrível.

3. Abelhas

Graças em grande parte à introdução das abelhas africanizadas, o número de mortes teve uma forte aumento nos últimos quinze anos. Normalmente abelhas solitárias não são conhecidas por picar seres humanos sem necessidade, e, mesmo assim, eles morrem cada vez que a ação é feita. No entanto, muitas pessoas em todo o mundo são gravemente alérgicas a picadas de abelha e podem sofrer choque anafilático causando a sua morte. Mas, ao contrário das abelhas padrão,as abelhas africanizadas, ou Killer Bees, irão atacar com a menor provocação em grande número caindo sobre as vítimas. O número de mortes por ano está na casa dos milhares.

4. Mosca tsé-tsé
Outro portador de doença mortal, a mosca tsé-tsé se alimenta do sangue dos vertebrados. A propagação da doença, através do trypanosomiases inoculado nos seres humanos, ocorre através da picada em sua vítima que passa por partes de sua boca. O número de atingidos na África chega de 250.000 a 300.000 vítimas por ano.

5. Formigas de fogo

Normalmente assentadas em areia ou terra, as formigas constroem montes grandes e tende a se alimentar a vida toda de plantas e, ocasionalmente, grilos e pequenos insetos. Quando incomodada, porém, a picada de formiga é uma picada venenosa que se sente como se tivesse queimado com fogo, daí o seu nome, a picada incha criando uma pústula dolorosa. Poucas picadas podem ser rapidamente tratadas e curadas, mas quando um grupo enorme de formigas pica uma pessoa, é quando começa o problema. Aproximadamente 150 mortes por dia, bem como milhões de dólares em danos às culturas anuais fazem dessas formigas realmente temíveis.

6. Gafanhotos

Embora não seja conhecido por matar seres humanos diretamente, o gafanhoto é uma máquina incansável de consumo de plantas. Segundo a Bíblia, durante as pragas do Egito, os gafanhotos fizeram muitos estragos, espalhando a oitava praga em plantações. Os Gafanhotos deixam milhares de hectares de terras agrícolas nuas a cada ano e em muito pouco tempo, pois cada enxame pode ser composto de vários milhares de insetos. Como resultado, eles podem contribuir indiretamente para a fome.

7. Vespas

As vespas variam na medida em que são relativamente sociais, em geral, terrestres, e quase todas as sub-espécies tem um parasita específico que ataca. Embora as vespas não sejam necessariamente perigosas para os seres humanos (a menos que seus territórios estejam sendo ameaçados), é a sua picada alérgica que faz o maior dano. Muitas pessoas entram em choque anafilático e morrem por causa de uma picada de vespa.

8. Siafu (Formiga africana)

Vinte milhões de formigas,em uma única colônia pode devastar o campo Africano obliterando tudo em seu caminho. Quando a escassez de alimentos se apresenta, a colônia como um todo muda de lugar para adquirir seu sustento. Embora não seja difícil de evitar, muito jovens ou idosos podem encontrar-se vítimas de asfixia e cerca de 20-50 morrem a cada ano, assim como milhares de dólares em prejuízos anuais nos gêneros alimentícios.

9. Hornet gigante japonês ou asiático

Este hornet pode alcançar o comprimentos de 3 polegadas quando adulto e apenas 20 ou 30, podem dizimar uma colméia de abelhas inteira. A picada pode ser letal e não apenas por reações alérgicas, mas também devido às suas muitas toxinas. Seguem-se quatro coisas interessantes sobre o seu aguilhão:
a: Sua picada tem uma maior concentração de acetilcolina causando uma dor maior do que qualquer outro picada de inseto.
b: Uma enzima em seu veneno pode dissolver o tecido humano.
c: Contendo pelo menos oito substâncias químicas distintas, o veneno se produz de tal forma que realmente atrai os outros de sua espécie para a vítima.
d: Como todos os outros zangões, ele pode picar repetidamente.

10. Barbeiro

O barbeiro pode transmitir a Doença de Chagas, se não for tratada, a doença crônica é muitas vezes fatal. Tratamentos medicamentosos atuais para esta doença são geralmente satisfatórios.


Fonte:http://listverse.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário